quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prolegômenos

A Primavera - Monet. 


No prelúdio do bem-viver, o tempo marca as singulares experiências do viver bem.
Vivem bem as pessoas, os seres que tudo fazem para não encerrar a vida sem escrever seus prólogos, sem registrar novas e lindas marcas no presente que outrora se fazia anúncio, se fazia Esperança.

O tempo entre o prelúdio da vida e o prólogo da história do vivente, marca a pura essência entre o bem viver e o viver bem. Em tal ínterim vivencial, metáforas e símbolos de vida exprimem a vida na mais linda utopia, no mais belo projeto: a existência como escrita se fazendo, se tecendo como fazem as rendeiras na mais bela renda ou os pássaros, nos mais belos ninhos.

Para quem a vida é apenas passagem, os prelúdios são apenas desejos e os prólogos irrealidades. Mas, para quem passa pela vida se transformando com ela, prelúdio e prólogo são eternidades sendo elaboradas na constância do bem-viver a vida que se quer viver-bem. 

O viver singular marca, no tempo, a forma como a vida se despraia com simplicidade no universo criador. Tempo sábio capaz de fazer emergir novos prelúdios delineados nos risos da criança que se constrói adulto; nos entrelaços anunciados pelo bem-viver do adulto que no tempo-vida não esqueceu da infância-magia.

Vivem bem os idosos, os jovens, os homens e as mulheres, as mães e os filhos, os avós e os netos, os tios e sobrinhos, os seres que em plenitude são capazes de não silenciar em si a dádiva do amor.

Em cada nascer do sol e em toda flor que desabrocha há lindos prelúdios; tempos únicos que alegram e dignificam outros tempos-vida. Impossível apenas passar pela vida e não sentir as minúcias de cada gesto-vida traduzindo o viver bem de quem se quer bem. Impossível não lembrar dos presentes-vida preludiados como imensas possibilidades pela Sábia Vida nos prólogos que marcam, no tempo, a existência de tempos possíveis de eterna felicidade.

NOGUEIRA, Valdir.


4 comentários:

  1. Lindo poema em prosa, Valdir! Expressa o melhor sentimento de quem se conduz pela fé,esperança e amor, por uma vida sempre mais...Sônia.

    ResponderExcluir
  2. GAIA DIZ:
    Em cada respirar...A VIDA se manifestando...a existência afirmada...o SER produzindo... o estar confirmando e revelando, O AUTOR!

    ResponderExcluir
  3. Amada Gaia! De fato, o AUTOR precisa de existência própria. Precisa se manifestar!

    ResponderExcluir