Perguntas abrindo caminhos

Deixe uma pergunta, uma questão existencial, uma dúvida para,a partir dela partilharmos a vida e quem sabe, um pouco de ideias. 


Abraços,
dbnog.

15 comentários:

  1. O oi foi um teste realizado por minha afilhada. Que outros ois possam surgir nesse blog, trazendo perguntas que nos ajudem a pensar, sentir e refletir a vida em suas experiências cotidianas. Abraços,
    Valdir

    ResponderExcluir
  2. VIDA!!!!!!!!!

    Você não pode provar uma definição.
    O que você pode fazer é mostrar que ela faz sentido. ( Einstein )

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse entendimento de Einstein. De fato não podemos provar definições, não podemos evidenciar e definir o indefinido, o que fazemos são aproximações, são percepções lançadas que nos ajudam a sentir, de forma ainda mais intensa, o que seja, de fato, a vida. Esse grande mistério, essa grande jornada, esse lapso no tempo. O livro que estou lendo de Hans Jonas, vai às estruturas teórico-filosóficas e delineia os muitos entendimentos, as muitas tentativas ou aproximações de definir a vida, de prová-la. O interessante é que ele, ainda no princípio do livro, discute a teoria das causas finais, algo que o físico Marcelo Geliser também em seu livro: criação imperfeita - apontando a teoria das cordas e a teoria final. O que se intenciona é chegar a explicação da vida, a natureza da natureza. Mas como o próprio Gleiser afirma, isso ainda está a muitas léguas de distância. A ciência ainda tem que caminhar muito. O importante é que, para esses autores, o imperfeito é o perfeito. A estética da vida está na imperfeição. Veja que interessante o que escreve Jonas: "As grandes contradições que o ser humano encontra em si mesmo - liberdade e necessidade, autonomia e dependência, o eu e o mundo, relações e isolamento, atividade criadora e condição mortal - já estão germinalmente prefiguradas nas mais primitivas manifestações da vida, cada uma delas mantendo um precário equilíbrio entre o ser e não-ser, sempre já trazendo dentro de si um horizonte de 'transcendência'" (JONAS, 2004, p. 07-08). E assim vamos desenrolando o carretel do que é a vida e do que pode ser o viver.

    Querida Geo! Vida aprimorada!
    É nessa fagulha de tempo que temos o privilégio e a oportunidade de partilharmos o viver para, quem sabe, descobrir o que é a vida em todos os seus sentidos.
    Bjs. e abraços.
    Valdir

    ResponderExcluir
  4. Veja o quanto se tenta combater o que é próprio e constitutivo da VIDA: "as imperfeições"
    Nesse combate, seja pela ciência,tradição, valores e expectativas pessoais acaba-se negando a própria VIDA no percurso de VIDA.
    Chega-se na tão conhecida "meia idade" e para-se tudo, busca-se o sentido do percorrido, do que se vive para então, olhar do lugar de si para si mesmo e descobrir "A VIDA".
    Ao revisitar os caminhos percorridos e o vivido depara-se com a fantástica maravilha de SER IMPERFEITO que se faz e refaz, constrói, destrói e reconstrói...descobre-se então a tão sonhada LIBERDADE de SER IMPERFEITO e viver a VIDA no seu curso natural que é livre, despretenciosa, simples e maravilhosa, apenas È VIDA, pulsando em cada respirar, sentir, olhar,tocar..."É ESTADO", é condição que se vive em todos os olhares nos lugares e tempos de que se olha.

    Querido Valdir! Pessoa linda!
    É um prazer partilhar o viver e sentir a vida neste espaço de convivência.
    Desvelamos juntos o espectro de sentido deste fenômeno sempre em estado de CONTEMPLAÇÃO!
    Bjs e abraço carinhoso
    Geo

    ResponderExcluir
  5. Muito bons estes teus textos...
    Adoro e estou sempre ligado em teu blog.

    Tenho essa frase como princípio do Bloguii:
    "A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade." (Pablo Picasso)
    Espero que cause bastante reflexão, pois é uma frase que revela os sentidos da arte.
    De escrever, refletir, em todos os pontos de nossas vidas, sociais, profissionais, em fim, no cotidiano vivido.

    Abraços,(e participa la da exposição de narrativas) Gui...

    ResponderExcluir
  6. VIDA VIVIDA NO SIMPLES MOVER O CORPO E ALMA NO RÍTMO DO SOM DE UMA BOA MÚSICA, MOMENTO ÚNICO,ENCONTRO DE SENTIDOS NA SINTONIA DO SÓ AGORA...O SINGULAR...O PULSAR DA VONTADE...VONTADE DE NADA PENSAR E TUDO VIVER, NÃO PRECISAR SER...APENAS SENTIR O MOVIMENTAR DO EXISTIR...RECONHECER OS EXTINTOS...CORPO,SENTIDOS E MOVIMENTO...SINFONIA NAS INTER-RELAÇÕES...POESIA DO EXISTIR COEXISTINDO!!!!!!!!!!!
    MOMENTOS DE VIDA PLENA...TRANSCENDÊNCIA SEM IGUAL...LIBERDADE INIGUALÁVEL NA SABEDORIA DE PLENIFICAR O ÚNICO!

    ResponderExcluir
  7. Uma resposta a provocação do Guilherme!

    Gui, impossível não concordar com Picasso. Principalmente se pensarmos que acessar a realidade é muito difícil, é cruel estar face a face com o real. A mentira, nesse sentido, é um caminho. É falseadora e repleta de incertezas. Ela nos ajuda a trilhar caminhos não imaginados para chegar a uma suposta verdade, ao real. A mentira é criação, enquanto a verdade é resultado. Gosto de um pensador conhecido como Karel Kosik, que escreve sobre a arte, sobre a criação. Em seu livro dialética do concreto, ele escreve: “A obra de arte, porém, não é um reconhecimento das representações da realidade. Sendo obra e sendo arte ela reconhece a realidade e ao mesmo tempo, em unidade indissolúvel com tal expressão, cria a realidade da beleza da arte” (2002. p. 129). Em outro momento, continua o autor:“A obra de arte é parte integrante da realidade social, é elemento da estrutura de tal sociedade e expressão da produtividade social e espiritual do homem” (idem, p.139). Assim, pensarmos a arte enquanto mentira é pensarmos a possibilidade de um trabalho criativo na direção do desvelamento do real e da verdade. Abraços, querido Guilherme e espero compartilhar outras ideias minhas e de outros autores com você.
    Valdir

    ResponderExcluir
  8. Uma troca de ideias com a Amada Geozane!
    Saudades de ti, minha amiga!

    Outro dia li o seguinte pensamento de Schopenhauer, no livro Aforismos para a sabedoria de vida (2006): "A amizade verdadeira e genuína pressupõe uma participação intensa, puramente objetiva e completamente desinteressada no destino alheio; participação que, por sua vez, significa nos identificarmos de fato com o amigo" (2006,p.220). Foi o que busquei para dizer a você me vejo no que escreveu. Aliás, estamos sempre nos vendo, nos encontrando, nos sentindo em nossos registros. Por isso, essa ideia de "Plenificar o único" é sem dúvida, um princípio que nos orienta, que nos dá direções, que nos leva para outros lugares incomuns e porque não dizer, comuns. O singular, o específico, o próprio, o original, enfim aquele que é único raramente encontra espaços para sê-lo, mas ele os faz, ele existe, ele desestrutura, ele é natureza da natureza.Partilho hoje, minha amiga, dessa única forma de ser. Amo-te!
    Valdir

    ResponderExcluir
  9. Meu amado amigo, Valdir!

    Fico grata pelo pensamento que partilha aqui, no seu espaço vida, para expressar o sentido da verdadeira amizade no pensamento de Schopenhauer: "A amizade verdadeira e genuína pressupõe uma participação intensa, puramente objetiva e completamente desinteressada no destino alheio; participação que, por sua vez, significa nos identificarmos de fato com o amigo" (2006,p.220).
    Aproveito para abrir um parenteses e partilhar um pouco da autenticidade de Schopenhauer no seu processo de construção do pensamento, ou melhor, no seu processo de vida. Durante 27 anos viveu de forma solitária tendo somente como amigos, os cães. Sua predileção por animais era filosoficamente justificada assim: "Entre os cães, contrariamente ao que ocorre entre os homens, a VONTADE não é dissimulada pela máscara do pensamento."
    Foi reconhecido por Nietzsche como "o cavaleiro solitário".
    Complementando o autor citado, acrescento seu texto "Putrefação em vida", profunda reflexão e análise sobre nossa interdependência em vida disso tudo que nos rodeia. Afinal, tudo faz parte de nossas opções de vida que nos formata em nosso existir.
    Isto justifica e confirma quando diz que o único, o singular, o original, não encontra espaço para sê-lo, mas EXISTE e COEXISTE.
    Assim somos nós, embora, reconhecidos muitas vezes como solitários, não apenas conhecemos nossa essência de VIDA, como a reconhecemos no outro, nos encontros, nas reflexões, na busca de sentidos, enfim, nos diálogos onde encontramos direções para o novo que sempre surge.

    Retribuo sua partilha de SER ÚNICO, singular e autêntico com sua humilde, mas eterna, amiga!!!

    Também amo-te!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Geozani!

    Tua escrita é como o canto do mais raro pássaro. São poucos os que ouvem.

    O que nos une é mais forte do que o que nos separa nessa materialidade existencial.

    Forte escuta nesse dia da mulher!!!

    Seu amigo DbNog. Valdir

    ResponderExcluir
  12. A cada momento aprecio mais teu blog.

    Muito bom, muito legal.... Boas as imagens e textos..
    Estou sempre por aqui...
    Abraços, de seu amigo/aluno, Guilherme.

    ResponderExcluir
  13. Professor não pude deixar de comentar aqui, afinal, adorei e passei a ser um apreciador dos teus textos e do teu trabalho também. Deixarei aqui algo que escrevi no meu blog espero que goste.
    "Sonhos são possíveis. Possíveis de se tornarem realidade. O tempo nos mostra o quanto temos força para suportar dificuldades perversas, interesses grosseiros, distintos e individuais. O mundo se acaba não pela violência, mas pela incapacidade das pessoas de acreditar em si próprias e dar valor ao que realmente importa. Por tanto não desista dos seus sonhos! Não desista de você..."

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maik! De fato, acredito muito nas possibilidades e nos sonhos possíveis! São eles que nos impulsionam, são eles que nos projetam! Viver sem sonhos é o mesmo que nadar em um rio e não se permitir ser afetado por ele. Os sonhos nos ajudam a manter nossas multidimensões em correlações que nem sempre conhecemos, nem sempre acessamos, mas elas existem - as conexões acontecem e produzem energia capaz de nos fazer levantar no outro dia e seguir a vida acreditando que algo novo, algo diferente, algo imprevisível pode acontecer e nos fazer mais humanos, mais gente....nos ajudar no acabamento do inacabado.

      Abraços,

      Excluir